Como seria se pudéssemos fazer escolhas diferentes ao estarmos atentos às estratégias comportamentais e às necessidades das pessoas que nos rodeiam nos nossos relacionamentos românticos, familiares, profissionais, etc.?

As pessoas não são malucas, não estão desajustadas, não estão estragadas, elas estão simplesmente a procurar satisfazer certas necessidades. E se escolhermos especular (ou mesmo perguntar) sobre qual será a necessidade do outro lado e nos dedicarmos a satisfazer essa necessidade, poderemos criar resultados espantosos nas nossas relações.

Em vez de criticarmos ou julgarmos o outro, será mais fácil pensarmos que o outro está a querer satisfazer uma necessidade recorrendo a uma determinada energia LASEr, logo para conseguirmos ultrapassar o conflito, será necessário criar uma aproximação de forma a gerar uma maior ligação, influenciar e satisfazer a necessidade do outro.

Exemplo:

O meu companheiro está a ter um certo comportamento, eu percebo que este comportamento existe para ele satisfazer algum tipo de necessidade. Isso permite-me especular sobre essa necessidade em vez de reagir ao comportamento, e agir assim com foco na satisfação da necessidade.

Nesse seguimento, a pergunta a explorar seria:

  • Qual será a necessidade psicológica que o outro tem para satisfazer agora?

Tendo em conta o exemplo mencionado: Qual será a necessidade psicológica que o meu companheiro tem para satisfazer agora?

Só o facto de fazermos esta pergunta, coloca-nos numa posição interessante enquanto influenciadores. A nossa comunicação e comportamento irão variar consoante a(s) necessidade(s) que especularmos que o outro tem:

  • Especulando que o outro tem uma necessidade de experiência e novidade, o que posso fazer para satisfazer essa necessidade?
  • Especulando que o outro tem uma necessidade de reconhecimento e importância, o que posso fazer para satisfazer essa necessidade?
  • Especulando que o outro tem uma necessidade de conhecimento e segurança, o que posso fazer para satisfazer essa necessidade?
  • Especulando que o outro tem uma necessidade de ligação e pertença, o que posso fazer para satisfazer essa necessidade?

A flexibilidade comportamental proposta pelo método LASEr é a resposta para criar aproximação nas famílias, nos relacionamentos românticos, dentro das empresas, com amigos, etc. pois permite-nos ativar deliberadamente as energias LASEr necessárias a cada contexto.

Ela permite-nos usar uma linguagem que o outro entenda de forma a sentirmo-nos verdadeiramente bem nos nossos relacionamentos, independentemente da(s) energia(s) mais dominante(s). Ao observarmos o nosso comportamento e o do outro, ao compreendermos as nossas necessidades e as do outro e ao prestarmos atenção ao que podemos mudar na nossa comunicação (palavras, tom de voz, gestos e movimentos), temos a possibilidade de fazer as alterações necessárias para nos adaptarmos ao outro (para falarmos uma linguagem que o outro entenda). 

Aproximação com base na energia dominante

Quando temos noção da energia dominante das pessoas à nossa volta, temos à partida uma série de estratégias que podemos experimentar para comunicar com elas e satisfazer as necessidades que estão diretamente ligadas a essa energia.

Exemplo:

Se o meu filho tem uma energia dominante azul, eu posso especular que a sua principal necessidade será a de conhecimento e segurança. Sabendo disso, eu posso fazer e dizer coisas que satisfaçam essa necessidade: planear e partilhar com ele a rotina do dia ou da semana, informar com antecedência e de forma detalhada algo que vai acontecer, oferecer estímulos intelectuais, etc.

Aproximação quando observamos uma energia diferente da energia dominante

Não podemos condicionar-nos apenas à energia dominante do outro, a observação do comportamento num determinado momento ou contexto é o que nos permite entender qual a energia e a necessidade presentes de forma a comunicar em adequação com essa energia ou necessidade.

Exemplo:

Um dos meus colaboradores que normalmente tem uma energia verde e costuma ajudar na organização dos vários eventos da empresa, responde com alguma brusquidão quando lhe falo no próximo evento que vai marcar o lançamento de um novo produto e diz: “O meu dia não tem 24h, tenho outros projetos para tratar.” Em vez de interpretar o seu comportamento mais vermelho como sendo brusco ou desrespeitoso, eu posso especular que talvez tenha uma necessidade de reconhecimento e importância não atendida que se reflete no seu comportamento atual. Com base nisso, eu posso fazer e dizer coisas que satisfaçam essa necessidade.

Aproximação quando observamos uma energia que está a satisfazer a necessidade de outra energia

Há situações que são menos óbvias e, muitas vezes, mais difíceis de interpretar ou compreender. Acontecem quando observamos comportamentos que não parecem coincidir com a necessidade da energia usada e cujos comportamentos parecem até limitar a pessoa a obter o resultado desejado. Por vezes, são comportamentos que nos parecem desajustados e não saudáveis e ficamos com a sensação que a outra pessoa está a ser incongruente. Neste caso, a solução passa por explorarmos a real necessidade não satisfeita através da pergunta: “Que necessidade o outro está realmente a querer satisfazer agora?” 

Exemplo:

Há um mês que o meu marido está constantemente a preparar surpresas e a marcar momentos a dois. Aparentemente, o comportamento é de uma energia laranja com necessidade de experiência e novidade. No entanto, este não é um comportamento padrão dele e observo que ele parece mais nervoso. Com base nisso, será interessante explorar qual a real necessidade por detrás desse comportamento laranja. Talvez descubra que ele se tem sentido inseguro na relação e está a usar um comportamento laranja como forma de satisfazer a sua necessidade de segurança. Ou talvez descubra que ele precisa de se sentir mais conectado comigo. Com base na real necessidade, torna-se mais fácil criar aproximação fazendo com que o comportamento atual deixe de ser necessário.

Se estás interessado/a em aprofundar os conhecimentos sobre o Método LASEr, espreita o curso online LASEr no site da LIFE Training: https://www.lifetraining.pt/