por Equipa Life Training

 

Muitas vezes não é o que fazemos mas a forma como fazemos, os contratempos, o contexto, as reações dos outros, o momento e a disposição com que fazemos algo que nos torna realmente infelizes (no trabalho, nas relações familiares, nas tarefas domésticas e do dia a dia).

Há muita investigação que confirma que agimos e tomamos determinadas decisões e comportamentos ora em busca de algo, na procura do prazer, com uma orientação positiva ou de aproximação ora evitando algo, dominados pelo medo, com uma orientação negativa ou por afastamento.

Um estudo da University of Maryland provou que há impactos muito diferentes nas nossas mentes e estados de espirito, destas duas formas de levar a vida:

No evitamento as mentes ficam fechadas, desencadeiam-se caminhos de aversão, aumento do stress, da sensação do perigo, enfraquece-nos a criatividade e a flexbilidade na resolução de tarefas e nas relações com os outros. Ao contrário, quando nos deixamos guiar pela motivação ou por encontramos uma “recompensa” positiva no que estamos a fazer, a mente “abre-se”, relaxa e descontrai, ficamos mais brincalhões e receptivos aos outros e a novas ideias.

Quantas vezes não realizamos tarefas, fazemos coisas de forma crítica, com muito esforço, pensamento e preocupação à mistura, contrariados – isto vai ativar o sistema de aversão da nossa mente, que nos torna mais ansiosos, menos criativos e menos flexiveis. Se fizermos a mesma coisa de coração aberto, de forma prazeirosa, com aceitação, ativamos o sistema de aproximação e a nossa vida vai tornar-se mais rica, mais calorosa, mais flexivel e mais criativa.

Se nos sentirmos (seja em que área da vida for) encurralados, sem saída – envolvidos em esforço constante, por medo de perder algo, ou por perfecionismo, com medo de retaliações, ou por termos crenças sobre o merecimento, o perigo ou o que é preciso fazer – , e embora isso nos possa ter ajudado a atingir determinadas metas ou objetivos, é hora de perceber que agora já não serve, só está a deixar-nos esgotados, envolvidos numa espiral negativa, com a alegria de viver soterrada por tanto peso – é hora de começar a trilhar o caminho da Alegria!

nossa fonte: OMC Oxford Mindfulness Centre & Mindfulness: Finding Peace in a Frantic World

 

descobre  aqui as próximas datas de formação LIFE Training