por Equipa LIFE Training

Na sua recente investigação Daniel Pink, fala-nos da importâcia de sincronizarmos o nosso dia a dia com o nosso cronotipo – o nosso humor e desempenho variam ao longo do dia.

Aqui fica uma técnica muito simples para descobrires o teu: a que horas acordas aos fins de semana ou dias livres? Continuas a acordar bem cedo, mesmo sem o despertador, então és uma “Cotovia” ( mais ativo logo de manhã, com uma quebra a meio do dia e uma ligeira retoma ao final do dia). Se acordas bem mais tarde és uma “Coruja” ( e para ti o dia segue a ordem inversa).

Embora possamos estar dependentes dos horários fixados pelo nosso trabalho ou circunstâncias da nossa vida familiar, por exemplo, podemos sempre ter alguma flexibilidade em como, ou com o que, ocupamos as diferentes partes do dia, tirando mais partido do nosso cronotipo, e provavelmente sentido menos cansaço e dificuldades em algumas tarefas, adaptando o tipo de trabalho que temos de fazer. Aqui fica o cronograma:

Se és uma Cotovia, de manhã dedica-te a tarefas analíticas , que requeiram pensamento organizado e sistematizado e à tomada decisões; deixa o final tarde inicio da noite para tarefas onde precises usar o pensamento criativo ou divergente. Se és uma Coruja inverte esta ordem!

Tem em mente que todos passamos por um “vale” – mais ou menos a meio do dia – onde a atenção, energia e humor estão no seu mínimo e podemos proteger-nos tirando algum tempo para uma pausa ou fazendo pausas mais frequentes e deixando as tarefas menos exigentes ou importantes para esse tempo.

Da mesma forma, protege o teu “pico” e “momento de retoma” nunca desperdiçando a fazer “recados”, tarefas simples ou que te exigem menos capacidade mental.

conhece a nossa Agenda 2019 aqui