Os últimos vinte anos foram de grandes descobertas, na neurociência, que vieram desconstruir muitos mitos ligados à aprendizagem, envelhecimento e modo de funcionamento cerebral. Algumas destas descobertas podem ajudar-nos a desenvovler funcionalidades e aumentar as nossas capacidades. Fiquem com 7 factos sobre o cérebro humano que talvez vos surpreendam:

1. O número de neurónios no nosso cérebro está entre 86 a 100 biliões! Os neurónios são as células especializadas que transmitem os impulsos nervosos por todas as partes do nosso cérebro.

2. Os nossos cérebros estão constantemente a produzir células cerebrais. Durante a vida intra-uterina o cérebro produz cerca de 250 mil neurónios por minuto. Depois de nascermos este processo abranda um pouco mas o nosso cérebro continua sempre a produzir novos neurónios. Contrariamente ao que se pensou durante muitos anos, o nosso cérebro desenvolve-se mais rapidamente quando estamos ainda no útero e continua a desenvolver-se enquanto estamos vivos.

3. Cada neurónio está conectado através de sinapses a milhares de outros neurónios – se estamos a falar num total de 100 biliões de neurónios imaginem como é complicada esta rede. Cada grupo de neurónios desempenha determinadas tarefas ou funções, no entanto, todos os neurónios estão conectados de alguma forma. O nosso cérebro cria, remodela ou remove neurónios de acordo com a forma tu te relacionas com ele. Por exemplo, se estás prestes a executar uma determinada função que requer duas regiões diferentes do cérebro , o cérebro activa ambas e cria mais conexões entre elas para tonar a associação mais rápida e fácil de acontecer.

4. O nosso cérebro requer uma quantidade enorme de energia para funcionar. O nosso cérebro utiliza cerca de 1/5 da energia total do corpo e 20 a 25% do aporte de oxigénio. Assim, se queres que o teu cérebro trabalhe no seu potencial máximo, alimenta-te bem e bebe àgua em boa quantidade – a nossa atenção fica comprometida se 2% do cérebro fica desidratado.

5. Quando procurarmos informação sobre as funções de cada região cerebral, é fácil encontrar funções específicas associadas a cada uma delas – isso é um facto. No entanto, a maioria das funções requer colaboração entre as diferentes regiões do cérebro. Quando há algum dano cerebral numa das regiões, outras regiões pode assumir determinadas funções – o cérebro é mais plástico e flexivel do que se acreditou durante muito tempo.

6. Quando aprendemos uma nova competência – especialmente se é algo complicado ou intenso – demora bastante tempo até a dominarmos, isto é um facto. Isto acontece porque o nosso cérebro tem de processar muitos novos sinais , por vezes, códigos e sinais até ali completamente estranhos. Quando mais familiares os sinais a processar forem mais facilmente isso acontecerá.

7. Os nossos cérebros estão programados para estarem em grupo. Há estudos recentes que sugerem que as conexões sociais aumentam a nossa performance física e a clareza mental.

nossa inspiração: https://kwiklearning.com

subscreve aqui a nossa newsletter