Vejo muitas vezes as palavras Coaching e Mentoring/Mentoria serem usadas como sinónimos – apesar de serem duas atividades bem distintas. Espero que este texto crie clareza em relação à diferença entre estas duas formas de relacionamento.

Coaching

O Coach procura ajudar o seu cliente (ou coachee) a ganhar clareza sobre onde está e onde quer estar e a explorar caminhos que lhe permitam criar as mudanças desejadas. O Coach utiliza a observação atenta da comunicação do cliente para formular questões que possam ser úteis no processo de descoberta do cliente. O Coach analisa criteriosamente a sua própria comunicação por forma a restringir ao mínimo a sua influência e sugestionamento, procurando manter-se neutro e mantendo o cliente no centro de todo o processo (incluindo na avaliação, decisão e implementação de estratégias).

No processo de Coaching, é pouco relevante se o Coach tem conhecimento e experiência na área de exploração do cliente. Aliás, em alguns casos, a experiência do Coach pode até ser um obstáculo à manutenção da sua neutralidade. O facto de o Coach compreender a linguagem específica do cliente pode ser útil por facilitar o processo de comunicação, sendo que o Coach deve manter-se alerta para garantir que não está a assumir certos pressupostos.

Exemplo pessoal:

Como sou economista e fui durante vários anos gestor de equipas profissionais numa multinacional, posso compreender mais rapidamente linguagem técnica de gestão e economia do que alguém sem conhecimento prévio; mas isso não quer dizer que tenha mais capacidade de ser um bom Coach de um CEO do que alguém que nunca trabalhou numa grande organização, apenas que certa linguagem será mais fácil de entender; sendo que a minha experiência prática pode tornar-se num entrave se deixar que ela me leve a sugerir/avaliar/impor – que seriam práticas opostas aos princípios do Coaching.

Mentoring

O Mentor procura ajudar o seu cliente (ou mentorado) a gerar melhores resultados com base na sua experiência e conhecimento específico sobre a área que o cliente está a explorar. O Mentor pode utilizar técnicas de Coaching para obter informação e ajudar o cliente a descobrir soluções, sendo que a sua grande mais-valia é a capacidade de dar sugestões, avaliar estratégias do cliente e recomendar soluções.

No processo de Mentoring, é altamente relevante que o Mentor tenha conhecimento e experiência relevante e extensa na área específica, pois apenas dessa forma pode aportar valor e permitir ao seu cliente ganhos de tempo, energia e outros recursos. O Mentor procura estimular o desenvolvimento de competências do seu cliente, podendo assumir responsabilidade partilhada na tomada de decisão (ou pelo menos influenciando abertamente).

Exemplo pessoal:

Apesar de ser economista de formação, não tenho conhecimento nem experiência para poder ser Mentor de um economista. Da mesma forma, não poderia ser Mentor de uma política, de um jornalista ou de um jogador de futebol que estejam a querer melhorar a sua competência específica e os seus resultados. Poderia relacionar-me com essas pessoas como Coach. Ou poderia ser Mentor se aquilo que procuram é Desenvolvimento Pessoal (que já é a minha área de conhecimento e experiência). Também me sinto competente para ser Mentor de um Coach ou de um Palestrante.

Coaching e Mentoring

É possível usar modelos híbridos, onde é assumido o papel de Coach/Mentor, sendo que é necessário ter objetivos bem definidos à partida e clarificação de como os papéis vão ser usados. Nestes casos é essencial a correta definição de expectativas e o Coach/Mentor terá que estar numa área de expertise quando assume o papel de Mentor, claro.

Exemplo pessoal:

Quando trabalho com treinadores de futebol, posso recorrer a este modelo híbrido, onde sou Coach quando o tema é sobre técnica/tática específica do futebol e posso assumir papel de Mentor quando o tema é dinâmica de grupo ou comunicação.

Em qualquer um dos casos, o domínio de técnicas de Coaching é essencial, pelo que tendo a recomendar a Certificação em Coaching Profissional mesmo a quem tem como objetivo principal ser Mentor. De uma forma ou outra, entender a diferença fundamental entre as duas atividades permite comunicar com mais clareza, definir melhor expectativas e desenvolver uma relação mais eficiente e produtiva com clientes.

Por Pedro Vieira