“Larga a árvore” – ouvi eu quando, a meio de um trajeto de arborismo (uma atividade onde passas, através de cabos, cordas e outros mecanismos, de árvore em árvore), me encontrei hesitante em saltar no vazio.
A 12 metros de altura e com o objetivo (a próxima árvore) a cerca de 30 metros de distância, a ideia de deixar a aparente segurança da plataforma de madeira em que me encontrava não parecia muito apelativa… O óbvio, no entanto, era que sem largar a árvore em que estava não conseguiria chegar à seguinte e, assim, completar o trajeto a que me tinha proposto naquela atividade!
Quantas vezes, em várias áreas da vida, lidamos com esta dinâmica? Queremos chegar a novos resultados, conquistar novas metas e para tal temos de lidar com o medo de deixar a zona de conforto. Queremos mudar os nossos relacionamentos, as nossas finanças, a nossa saúde e energia e, para tal, temos de abdicar do que já temos para podermos criar espaço para a mudança e a novidade!
Muitas vezes, congelados pelo medo e pelo desconforto de deixar o que já conhecemos, acabamos por desistir. Esta é, definitivamente, uma das situações onde as dinâmicas do Coaching te podem ser muito úteis.
(Se ainda não viu veja aqui o vídeo que preparei para explicar o que é o Coaching e como @ poderá ajudar. Se já viu, veja os seguintes, sobre este tema!) Ao fim de uns bons segundos, e depois de respirar fundo algumas vezes… larguei a árvore.
Pouco depois, após um slide cheio de adrenalina, estava já na árvore seguinte. Novamente seguro. E novamente contemplando o vazio que me separava da árvore que se seguia…
Que, esta semana, largue o que tem de largar para poder chegar às próximas metas a que se propõe!
Pedro Vieira, CEO e Master Trainer LIFE Training
2 Comentários
Diana Martins - 9 anos atrás
Se nos deixarmos levar pelos medos então ficamos parados,estagnados,congelados….parados no tempo….sem perceber o que podemos perder por não arriscar, em dar o salto para o nível seguinte….tornando nos perdedores….e alimentado a sensação de arrependimento….é verdade que se pode arriscar e perder mas pelo menos ficamos bem connosco mesmos e com a certeza que somos capazes de ultrapassar qualquer coisa….somos vencedores por conseguir dar o passo seguinte….para que ter medo de viver se a vida é tão bela?!Vale mesmo a pena deixar se estar “safe”?Não,Não vale.eu sou uma vencedora não tenho medo de cair da árvore ao passar para o outro lado.se cair volto a tentar,onde ta a felicidade de viver sempre do mesmo jeito?:-) A adrenalina de viver é o melhor que alguém pode ter.
admin - 9 anos atrás
É isso mesmo, Diana. 🙂 Obrigada pela reflexão…
Comments are closed.