“Larga a árvore” – ouvi eu quando, a meio de um trajeto de arborismo (uma atividade onde passas, através de cabos, cordas e outros mecanismos, de árvore em árvore), me encontrei hesitante em saltar no vazio.

A 12 metros de altura e com o objetivo (a próxima árvore) a cerca de 30 metros de distância, a ideia de deixar a aparente segurança da plataforma de madeira em que me encontrava não parecia muito apelativa… O óbvio, no entanto, era que sem largar a árvore em que estava não conseguiria chegar à seguinte e, assim, completar o trajeto a que me tinha proposto naquela atividade!

Quantas vezes, em várias áreas da vida, lidamos com esta dinâmica? Queremos chegar a novos resultados, conquistar novas metas e para tal temos de lidar com o medo de deixar a zona de conforto. Queremos mudar os nossos relacionamentos, as nossas finanças, a nossa saúde e energia e, para tal, temos de abdicar do que já temos para podermos criar espaço para a mudança e a novidade!

Muitas vezes, congelados pelo medo e pelo desconforto de deixar o que já conhecemos, acabamos por desistir. Esta é, definitivamente, uma das situações onde as dinâmicas do Coaching te podem ser muito úteis.

(Se ainda não viu veja aqui o vídeo que preparei para explicar o que é o Coaching e como @ poderá ajudar. Se já viu, veja os seguintes, sobre este tema!) Ao fim de uns bons segundos, e depois de respirar fundo algumas vezes… larguei a árvore.

Pouco depois, após um slide cheio de adrenalina, estava já na árvore seguinte. Novamente seguro. E novamente contemplando o vazio que me separava da árvore que se seguia…

Que, esta semana, largue o que tem de largar para poder chegar às próximas metas a que se propõe!

Pedro Vieira, CEO e Master Trainer LIFE Training