( ou um “Lider -Coach”, como gostamos de pensar por aqui)
por Equipa LIFE Training
▷Pergunta aos teus colaboradores como os podes ajudar a realizar o seu trabalho melhor e depois ouve
Isto é simples: em vez de dizeres aos teus empregado como fazer os seus trabalhos melhor, começa por perguntar como os podes ajudar a fazer os seus trabalhos melhor. Embora simples, os efeitos desta abordagem são poderosos. Às vezes, pequenas mudanças, ligeiras alterações, tornam o desempenho das funções mais fácil, mais aprazível e cria-se um círculo virtuoso com enorme impacto na eficácia dos processos e na melhoria dos resultados. O que acontece aqui não é magia: é percebermos que o colaborador que realmente realiza o trabalho saberá melhor do que precisa e o que é necessário para que ele fique bem feito, ele é o “especialista” da sua função. Respeitando as suas ideias e encorajando – o a tentar novas abordagens para o melhor, encorajamos os empregados a trazer mais deles próprios e o melhor deles próprios para o trabalho.
▷Cria espaço seguro para que os colaboradores pensem e exponham novas ideias
Por vezes a melhor forma de os lideres servirem melhor os seus colaboradores e a sua organização é criando espaço aberto e seguro para que os colaboradores partilhem e experimentam as suas novas ideias. Ao fazê-lo os líderes encorajam os empregados a ir além da sua zona de conforto e a fazer diferente do que sempre fizeram, o que pode estar na origem da competitividade e sucesso da empresa.
▷Pratica a Humildade
Muitas vezes os líderes não reconhecem o verdadeiro valor das pessoas que têm à sua responsabilidade, especialmente dos trabalhadores de nível mais baixo. Mas quando os líderes mostram respeito e perguntam como podem ajudar os empregados e como podem melhorar a organização, os resultados podem tornar-se espetaculares! E talvez ainda mais importante do que melhores resultados para a empresa, estes líderes estão a atuar como melhores seres humanos – todos ganham, no final.
*baseadas no trabalho de Dan Cole da London Business School