SOBRE COMPAIXÃO EM VEZ DE CASTIGOS. UM EXEMPLO.

O Eduardo estava a brincar ao lado da mãe enquanto ela estava a fazer arranjos com a caixa de ferramentas ao seu lado. O Eduardo pegou numa chave de fendas sem dizer e fez um buraco numa estante. Quando a mãe viu o buraco alguns dias depois ficou surpreendida pois não entendeu como aquilo tinha acontecido. Também ficou irritada pois era uma estante que ela gostava muito e o buraco não era feio. A mãe perguntou com voz ríspida ao Eduardo o que tinha acontecido e ele não quis contar.Quando olhou para o Eduardo reparou que o rapaz tinha medo… Respirou fundo e disse:

“Desculpa Eduardo, não havia necessidade de falar dessa forma contigo. Tu deves ter percebido que fiquei muito irritada ao ver o buraco e isso faz com que estejas com medo de me contar a verdade. Sabes, é importante termos coragem e sermos honesto, mesmo quando estamos com medo. Agora estou calma e vou-me manter assim. Queres-me dizer o que aconteceu?”

“No outro dia encontrei uma chave de fendas e fiz um buraco.” respondeu o Eduardo de forma tímida.

“Muito obrigada por seres honesto comigo, filho. Eu sei que estavas com medo. Admiro muito a tua coragem de dizer a verdade, isso faz-me sentir mesmo bem. Não gosto nada daquele buraco, mas vou te ensinar como arranjá-lo e enquanto arranjarmos o buraco, vamos falar sobre a importância de mantermos os nossos móveis livres de buracos e o que podemos fazer, em vez de buracos, com uma chave de fendas. “

“Obrigado, mamã, por não ralhares… e obrigado por me ensinares coisas novas!” respondeu.

O Eduardo não precisou que a mãe gritasse com ele, não preciso de ficar de castigo, não precisou que lhe fosse retirado o tablet, não precisou que lhe fossem retirados privilégios, não precisou de uma palmada. Ele só precisou de saber que a sua casa é um lugar seguro. Um lugar onde se pode cometer erros e onde há alguém que mostra como se assume responsabilidade por eles, como corrigi-los e o que se pode fazer de diferente numa próxima vez. Um lugar onde compensa ser honesto e onde alguém lhe ensina a fazer as pazes em vez de apenas fazê-lo pagar pelos seus erros.

#parentalidadeconsciente#educarcommindfulness#castigo

By Mikaela Övén