Desde que comecei a interessar-me por Desenvolvimento Pessoal que me fui apercebendo que existia uma estrutura comum a todas as disciplinas que atraiam o meu interesse – uma espécie de um “chapéu” que, quanto mais estudava, mais me fazia achar que estavam, no fundo, a oferecer diferentes estratégias utilizando os mesmos recursos.

Tive oportunidade, ao longo dos anos, de viajar e estudar com uma série de especialistas (de Grinder a Emoto, de Gilligan a McKenna, entre muitos outros). Alguns são proponentes de abordagens muito físicas, outras bastante mentais, outras ainda explorando sobretudo as emoções ou até a espiritualidade. Fiz cursos em Inglaterra, Irlanda, Espanha, Itália, Holanda e Estados Unidos. E fiz inúmeras sessões com grupos e clientes individuais, testando e ensinando muitas das estratégias que aprendi.

O que tinham todas elas em comum? O que une a Programação Neuro Linguística, a Hipnose, o Coaching, o Mindfulness e tantas outras abordagens?

Todas usam de alguma forma o sistema nervoso de forma intencional por forma a gerarem certos resultados através de um conjunto de operações – ou estratégias.

O professor Richar P. Rummelt definiu em 2011 uma estratégia como tendo três componentes:

  1. Um diagnóstico que define ou explica a natureza do desafio
  2. Um quadro de referência sobre como lidar com o desafio
  3. Acções coerentes a serem executadas de acordo com o quadro de referência.

Quando pensamos nos desafios que enfrentamos no dia-a-dia (a falta de confiança para falar em público, o medo de certas coisas ou animais, a dificuldade em terminar tarefas, o receio de dizer não, a incapacidade de relaxar, a compulsão por compras ou outros hábitos nocivos, os distúrbios de ansiedade e tantos, tantos outros) podemos entender que aquilo que nos falta é, no fundo, um conjunto de estratégias que nos permitam utilizar os recursos internos que permitiriam ultrapassar os desafios.

É a isso que chamo de Neuro Estratégia, a tal estrutura presente na PNL, na Hipnose, no Coaching e em tantas outras abordagens. Uma noção de que posso organizar os meus recursos físicos, emocionais e mentais de uma determinada forma para ultrapassar um desafio.

Existem neuro estratégias para todos os desafios que possamos conceber na experiência humana. Muitas das estratégias já são nossas conhecidas, pois sabemos exatamente como organizar os nossos recursos para lidarmos com milhares de desafios diariamente! Só que há alguns desafios que parecem mais difíceis de ultrapassar, mais enigmáticos, mais persistentes. É aqui, precisamente, que entra o estudo e a prática da Neuro Estratégia! Juntando aquilo que a PNL, a Hipnose, o Coaching e o Mindfulness propõem para ultrapassar desafios, a Neuro Estratégia assenta naquilo que estas disciplinas têm em comum e utiliza as suas propostas únicas para gerar um paradigma completo e consistente para fazer face aos desafios da vida humana.

Nos próximos artigos, entrego-te aqui algumas neuro estratégias práticas para alguns dos desafios mais comuns!

by Pedro Vieira

Trainer Internacional em PNL; Master em Neuro Estratégia, Hipnose, Hipnose Conversacional, Time Line Therapy; Coach certificado