Já deves ter ouvido falar na necessidade de “mudar o mindset”. Parece uma expressão sexy mas não sei se quem a usa sabe extamente o que significa mudar o tal do mindset ou sequer o que este é… 

O mindset é um paradigma mental, ou seja, um conjunto de pressupostos dentro dos quais operamos e tomamos as nossas decisões. Deixa-me dar-te alguns exemplos:

“A Ana não acredita que seja possível ganhar dinheiro a fazer uma coisa de que realmente goste. Dentro deste paradigma mental, decide aceitar trabalhos de que não gosta pois é a única forma possível de ganhar dinheiro”.

“O João acha que para ser um bom pai tem que ser autoritário. Dentro deste paradigma mental usa uma linguagem diretiva com os filhos e recorre sobretudo à imposição e à ameaça pois é assim que assume o papel de bom pai”.

“A Sílvia acredita profundamente na ideia de que servir as outras pessoas, caso contrário estará a ser egoísta. Dentro deste paradigma mental abdica dos seus sonhos, vontades e preferências pois não quer ser egoísta”.

Para estabelecermos o mindset em que alguém opera no Romance, no Trabalho, na Família, na Sexualidade, nas Finanças ou em qualquer outra área, necessitamos de clarificar quais os pressupostos (os “pré-supostos”) que estão ativos; ou seja, quais são as regras (mapa de valores, crenças, significados) que está implicitamente a ser seguidas. A partir desse momento, usando processos de questionamento e reflexão adequados, podemos:

  1. Listar os pressupostos que queremos eliminar
  2. Listar os novos pressupostos que queremos ativar
  3. Integrar e condicionar os novos pressupostos

É assim que se altera o Mindset ou Paradigma Mental.

Para aprender a fazer isto com eficiência e recorrendo a técnicas rápidas e flexíveis, nada como estudar Neuro Estratégia!

Podes saber mais sobre isto aqui.

de Pedro Vieira – Master Trainer em Neuro Estratégia