Uma entrevista com Pedro Vieira, Coach e autor de vários livros entre eles o Insight – A Semente da Mudança, que podes adquirir aqui.

Pedro, afinal, o que é um insight?

Insight é, literalmente, uma visão interior. Acontece quando ganhamos uma nova perspetiva, uma nova luz, um novo ângulo, uma nova visão sobre algo nas nossas vidas. O insight pode surgir como resposta a um conjunto de estímulos: perguntas, histórias, metáforas, exercícios. Um dos objetivos fundamentais da prática do Coaching é a criação de contextos onde os beneficiários do Coaching podem ter insights sobre os seus problemas e desafios. É a partir desse novo entendimento, proporcionado pelo insight, que se podem criar novas formas de pensar, sentir e viver!

Sendo o insight interno, como o mostraste neste livro?

Mais do que descrever o processo de insight, queria mostrá-lo! Por isso recorri, numa dúzia de histórias, ao mesmo artifício: escrever na primeira pessoa a transcrição do diálogo interno de personagens que passam pelo processo de obtenção de um insight. Procurei fazer com que, em todas as histórias, este processo estivesse presente para que…

Pudesse também proporcionar insights ao leitor?

Exatamente! Quando o leitor lida com estas transcrições, vai-se identificando com a forma de pensar dos personagens. Assim, o momento do insight do personagem pode depois coincidir com um insight para o leitor. Essa foi uma forte motivação para escrever este livro: ajudar a criar insights. Na minha vida, são estes pequenos momentos, puramente internos, que estão na origem das grandes mudanças porque tenho passado ao longo dos anos. Assim como na vida dos meus clientes, que obtêm durante as nossas conversas pequenos novos entendimentos que têm o dom de mudar tudo, gerando as tais novas visões interiores.

Em que te inspiraste para escrever esses diálogos internos?

Baseei-me nos meus próprios discursos interiores e nas descrições feitas pelos meus clientes. Pergunto muitas vezes às pessoas sobre o que estavam a dizer a si próprias em determinados momentos. Ou questiono sobre o que mudou na forma de pensar depois de terem incorporado uma nova crença. É fascinante como a partir de um insight tanta coisa pode mudar, novos hábitos se instalam com naturalidade, novas estratégias e recursos são acedidos, a mudança acontece!

Daí o nome do livro “Insight – A Semente da Mudança”?

Sem dúvida! O título revela o foco das histórias, assim como o seu principal objetivo. Tem disso fantástico poder receber tantos testemunhos de leitores que, depois de lerem esta ou aquela história, experimentaram poderosos insights. E o mais engraçado é que eu, como autor das histórias, também solidifiquei uma série de insights com o processo.

Obrigada Pedro por mais uma entrevista mágica!

Votos de muitos insights na tua vida!

Já disponível para compra aqui.