Um dia a Helena, uma amiga com quem trabalhava no Diário Económico desafiou-me a tirar um curso em Programação Neuro Linguística com a LIFE Training. Sem saber muito bem para onde ela me levava aceitei o desafio (descobri mais tarde, através do método LASEr desenvolvido pelo Pedro Vieira, que esta atitude de “ir sem questionar muito” fazia parte das minhas características de energia Laranja). Passei o tempo todo da minha Certificação a deslizar da minha cadeira como se fosse encima de um “toboggan”. A cada quinze minutos obtinha uma “perceção” que me permitia fazer uma conexão de tudo com tudo e muito mais do que isso.

A partir de Outubro de 2012, e de uma forma gradual, a minha forma de pensar, de percecionar o mundo, de me comportar… mudou drasticamente. Com a ajuda das ferramentas de Coaching e da PNL aprendi a falar um “novo idioma”. A integração deste novo idioma foi tão poderoso que já nem me lembro do “antigo idioma”.

Sem dúvida, que foi um processo de desenvolvimento pessoal que me permitu passar do “Porquê?” para o “Como?”.

O que sei é que antigamente lidava com questões de ansiedade, de medo, de insegurança, de culpa, de comportamentos reativos, de vitimização e de baixa autoestima…

Aprendi, com a ajuda de ferramentas poderosas, o que fazer para obter melhores resultados quer a nível emocional quer ao nível das outras áreas da minha vida.

O que é que mudou?

Ganhei poder pessoal, passei praticar o Auto Coaching. Entrei num processo contínuo de auto-motivação para me sentir melhor comigo e com os outros. Trabalhei e melhorei a capacidade de me proteger, a capacidade de desenvolver novas estratégias para satisfazer a necessidade de amor e de reconhecimento. Em outras palavras, estou a viver com uma autoestima muito mais saudável!

Depois existiram, outras mudanças às quais apelidei de “desafios” que decidi enfrentar. Por exemplo, gostava de andar / caminhar e detestava correr… decidir “brincar” com as minhas crenças e acabei por correr uma maratona!

Como gosto de experimentar o que aprendo, apliquei as ferramentas na minha vida:

  • Nunca tinha tido um animal em casa e passei a ter uma Beagle (para felicidade da minha filha!)
  • Adorava beber café com leite (mas já há muito tempo que queria abolir o leite da minha alimentação) e passei a beber chá com naturalidade
  • Tinha medo de falar em público e passei a fazer teatro 🙂

Um outro exemplo de mudança drástica é o meu relacionamento com a minha filha. Comecei a fazer muito mais perguntas em vez de lhe dar respostas. A minha filha desenvolveu uma autonomia de pensamento que lhe permite hoje ser uma adolescente mais autónoma, criativa e responsável.

Agora, uma mudança com um grande M foi a mudança na carreira. Lembro-me, ainda hoje, de ter desafiado o Pedro Vieira durante a minha certificação em PNL. Queria desenvolver as minhas competências nesta área.

E, voilá, cá estou eu! 🙂

Texto de Aziza Tria