por Equipa Life Training

O poder do que dizemos, como dizemos, associado a um contexto, é estrutural a qualquer processo de desenvolvimento pessoal ou de grupo.

A Comunicação é essencial para atingirmos resultados, para transformarmos hábitos, derrotarmos crenças e alterarmos profundamente as relações com os outros – ou não fossem a socialização e a linguagem os traços mais marcantes da nossa espécie.

Deixamos aqui alguns dos caminhos que exploramos, desenvolvemos e praticamos nas as nossas Certificações e Formação e que fazem toda a diferença no dia a dia, nos grandes e pequenos momentos de intereação connosco próprios e com os outros.

➴Comunicar é antes de tudo OUVIR
ouvirmo-nos a nós próprios, os nossos anseios, vontades e crenças, ouvir as nossas paixões, o que não queremos mais e o que queremos muito. Ouvir “o Coração”, como se diz muitas vezes. Dizemos nós, aprender a estar em contacto com o nosso inconsciente, intuições e necessidades profundas. É também ouvir o outro, claro. Ouvir num exercício de empatia, respeitando e aceitando, estando presente sem julgamento, para que a outra pessoa possa falar é, muitas vezes, a ajuda mais valiosa que podemos dar a alguém.

➴Comunicamos com mais do que palavras!
Comunciamos com as palavras que dizemos, claro, e também com o tom, entoação, volume e ritmo com que falamos e com os gestos, a postura corporal, as expressões faciais que fazemos – por vezes a linguagem corporal pode ter mais impacto sobre a comunicação do que o que dizemos! Sabe-se hoje que a linguagem corporal”comunica” com os nossos pensamentos e estados emocionais!

➴O Que dizemos Conta (e muito!)
O nosso inconsciente – e o dos outros – reage aos comandos verbais que lhe oferecemos (ou deixamos por oferecer!) e os pensamentos e significado que atribuimos às situações , desafios e atitudes dos outros são altamente influenciados pela linguagem que utilizamos para falar deles. Por isso:

▸Pensa duas vezes antes de utilizar expressões como “vais cair!”, “eu já sei que vai correr mal!”, “sou mesmo totó!”, “és mesmo teimoso!”

▸Em vez de utilizar a expressão “mas” troca-a por “ e”, “ainda assim” e deixa viver em ti as duas opções que parecem contrárias ou aparentemente impossíveis de conciliar – talvez o “dilema” se resolva mais depressa do que imaginas.

▸Retira do teu vocabulário expressões como : “tens de”, ” é preciso”, “é altura de “, “tem de se”; ” porque tu” e subistui por verbos pessoais que exprimam a tua vontade, necessidade, limites ou opções, a cada momento.

▸Procura formular os teus pedidos, sugestões, necessidades pela positiva ( “para onde vai a nossa atenção flui a nossa energia”, por isso dizer o que queremos em vez do que não queremos pode só por si levar-nos a melhores resultados com a nossa comunicação!)

sabe mais sobre as nossas Certificações aqui