Na última Aula Aberta Online Gratuita Corporate, o segundo grande desafio sentido pelos responsáveis de humanos, foi o da gestão das diferentes Motivações dos colaboradores.
Este tema está diretamente relacionado com a satisfação de necessidades… como tal, parece-me essencial ir mais longe e mostrar uma raíz da falta de alinhamento, que origina incongruência!

Como provavelmente já tem conhecimento das quatro necessidades básicas (apontadas por um dos maiores coaches do mundo – Anthony Robbins) que satisfazem a toda a hora, consciente e inconscientemente: Certeza, Diversidade, Significância e Conexão.

Estas necessidades são normalmente apresentadas em dois pares de paradoxos:

Certeza vs Diversidade
Significância vs Conexão

Tenho tido interesse, ao longo dos últimos anos, em estudar esta a outras Teorias sobre Necessidades Humanas. Em várias delas aparecem paradoxos. Imaginemos por uns instantes, que as Necessidades “de Robbins” são aquelas cuja procura de satisfação realmente norteia o comportamento humano. Será que, sendo estas necessidades apresentadas como de igual valor intrínseco, existem preconceitos sociais que fazem com que fique “mais fácil” assumir umas do que outras?

Testei isto com centenas de equipas e descobri coisas fantásticas. Simultaneamente, aprendi muito sobre um certo contexto em que me encontro envolvido, o da formação.

De uma forma geral, parece ser estatisticamente relevante a dificuldade em assumir a Necessidade da Significância (ser importante, ser reconhecido, ser destacado) face à maior facilidade em assumir a Necessidade da Conexão (fazer parte de um grupo, fazer coisas incondicionalmente pelos outros, ser igual aos outros). O que pode explicar a razão pela qual várias pessoas que conheço insistem no comportamento de dizer que fazem pelos outros (ou pela “empresa”) aquilo que fazem por si, de disfarçarem os momentos em que sentem Significância com palavras que parecem denotar foco na Conexão.

Ainda bem que alguém me ensinou um dia a focar na Estrutura da Comunicação, o que permite deixar tudo isso bem claro!

Esta aprendizagem foi, antes de mais, interessante para eu perceber como com regularidade também eu “confundo” as Necessidades. Ao tornar mais clara a razão pela qual faço o que faço – o que incluiu aceitar a Necessidade da Significância nos momentos adequados -, consegui trazer mais congruência interna para a minha Vida. Lembre-se, sempre que age incongruentemente… os outros notam, e muito!

Pedro Vieira, Coach e CEO LIFE Training

Se gostou deste artigo, vai gostar deste também:”Liderança Real”!