Objetivo, Fantasia e Intenção

Tecnicamente, um objetivo é algo específico que queremos trabalhar com um processo de desenvolvimento pessoal ou um processo de coaching e que depende de nós, nem que seja parcialmente. Ele precisa ser sobre uma área da nossa vida sobre a qual podemos fazer alguma coisa: a nossa saúde, a nossa alimentação, as nossas finanças, os nossos resultados na empresa onde trabalhamos, a qualidade dos nossos relacionamentos, etc.

Exemplo:

  • O meu objetivo é pesar 65 kg até ao final do ano.
  • O meu objetivo é candidatar-me a uma promoção no meu local de trabalho até ao final da próxima semana.

Pelo contrário, quando se trata de algo que gostaríamos que acontecesse só que não depende de nós, não podemos fazer nada ou não estamos dispostos a fazer nada para que aconteça, deixa de ser um objetivo e passa a ser uma fantasia.

Exemplo:

  • Quero que o meu filho tenha melhores notas na escola.
  • Quero que o meu chefe deixe de me chatear.

Por sua vez, quando falamos em algo mais abstrato, sobre a razão pela qual queremos atingir um determinado objetivo, então falamos de intenção. Ela é algo que nos guia, como se fosse um farol, a caminho dos nossos objetivos. Ela está ligada às nossas necessidades psicológicas.

Exemplo:

  • A minha intenção é viver com mais leveza e saúde.

Assim, se fosse a definir um objetivo, ele surgiria no seguimento da intenção, isto é:

O que é que especificamente quero fazer, alcançar, implementar que me permite satisfazer a minha intenção?

Exemplo:

  • A minha intenção é viver com mais leveza e saúde.
    O que quero que aconteça para viver com mais leveza e saúde?
    Quero pesar 65 kg até ao final do ano. → Esse é o objetivo.

Nota:
Estas distinções são importantes quando queremos fazer um trabalho mais consistente e consequente. É importante também termos em conta que talvez existam múltiplos objetivos que possam satisfazer uma mesma intenção.

Quando falamos em objetivos, falamos em dois momentos importantes:

  • O momento de definir o objetivo;
  • O processo para alcançar o objetivo.

Definir objetivos

Quando definimos um objetivo, é importante que ele seja SMART (específico, mensurável, acionável, realista e temporal) e, melhor ainda, SPIDER (tal como é ensinado na Certificação em Coaching Profissional).

E há mais uma coisa que não pode faltar na definição de objetivos… O LASEr claro!

Quando definimos um objetivo, é importante que ele satisfaçatambém as nossas necessidades psicológicas:

  • Experiência e Novidade
  • Importância e Reconhecimento
  • Conhecimento e Segurança
  • Ligação e Pertença

Isso pode ser explorado através de perguntas como:

  • Qual a minha intenção em alcançar este objetivo?
  • Por que razão este objetivo é importante para mim?
  • Quais são as necessidades que tenho por preencher e que acho que serão preenchidas através deste objetivo?

Exemplo:

Até ao final deste ano, eu quero ter um milhão de euros.

A razão para mim pode ser: porque com um milhão de euros, vou sentir-me mais descansado e seguro; porque vou ser reconhecido e valorizado pelos outros; porque vou poder contribuir para causas humanitárias e na minha comunidade; porque vou poder viajar e ter muitas experiências novas.

No entanto, muitas vezes não chegamos a fazer essas perguntas e não exploramos as necessidades, acabando por avançar em direção a objetivos que simplesmente achamos que queremos, tendo depois de lidar com as consequências disso nas nossas vidas.

Importante:

Um objetivo não precisa satisfazer todas as necessidades psicológicas mas é importante que satisfaça pelo menos as 2 mais importantes para nós (e talvez até 3 ou 4) para que haja uma maior probabilidade de levarmos o objetivo para a frente, mesmo quando tivermos de lidar com o desconforto ou com dificuldades. 

Exemplo:

  • O meu objetivo é correr uma maratona até ao final do próximo ano.

Se esse objetivo não satisfaz nenhuma necessidade, será muito provável que eu acabe por desistir quando surgirem dificuldades e que todo o processo (desde definir o objetivo até criar um plano de ação) seja algo aborrecido ou desconfortável.


Pelo contrário, se esse objetivo satisfaz algumas ou todas as minhas necessidades psicológicas, estarei mais motivado/a e terei maior probabilidade de atingir o meu objetivo:

Experiência e novidade: vai ser a primeira vez que vou experimentar correr tantos quilómetros e participar num evento desta dimensão.

Reconhecimento e importância: quando conseguir, vou poder partilhar o feito com a minha família, com os amigos e até na empresa.

Conhecimento e segurança: a preparação é crucial e para isso posso ir em busca de informação válida e ser consistente no meu treino de forma a progredir seguramente.

Ligação e pertença: é para apoiar uma causa que me diz muito e ainda por cima vou treinar e participar no dia com amigos meus.

E depois de definido o objetivo com a ajuda do Método LASEr, chegou o momento de iniciar o processo que nos permite alcançá-lo. Descobre como no artigo “Alcançar objetivos com o método LASEr – parte 2”.