Mindfulness é muito mais do que um número de técnicas.
Ser Mindful é um modo de encarar a vida.É uma forma de questionares a tua identidade e a forma como te relacionas contigo e o mundo à tua volta.
Ao entenderes quem realmente és, a um nível profundo embora básico, não te agarras a emoções negativas, pensamentos ou sensações físicas. Sabes que o que é… é!

E tu és sempre o mesmo. Se quiseres levar o Mindfulness até à verdadeira raiz, se quiseres explorar quem realmente és e viver uma vida em real liberdade e paz, então recomendo elevares a prática mais um nível, explorando o seguinte:

  • Repara como os teus pensamentos vão e vêm. Estás a par dos teu pensamentos. Mas os teus pensamentos não são tu. Tu és o que tem consciência dos pensamentos, não os pensamentos em si.
  • Repara como as tuas emoções vão e vêm. Estás a par das tuas emoções. Mas não és as tuas emoções, tens apenas consciência das emoções. És o observador de cada emoção.
  • Observa que a tua atenção vai de uma coisa para a outra. Mas a sensação de estar atento é a mesma, a consciência está sempre lá. Essa consciência está sempre ligada, sem esforço. Tu és essa consciência.
  • Pensa sobre a expressão “não posso ser aquilo que observo”. Tal como o teu ouvido não é a música, é o ouvido que está a ouvir/observar a música, tu não és os teus pensamentos, as tuas emoções e sensações, estás apenas a observar o que está a acontecer num corpo.
    És a testemunha daquilo que acontece. E como testemunha nada te pertence, és completamente livre.
  • Sê como és. Não te podes transformar naquilo que já és. Relaxa e descansa na consciência sem esforço.Consciência é o teu estado natural.
Nisargadatta Maharaj, um dos santos indianos mais conhecidos do século XX, costumava dizer:
“Descobre tudo que não és – corpo, emoções, pensamentos, tempo, espaço, isto ou aquilo – nada, concreto ou abstrato, que consegues observar podes ser tu. O puro ato de observação demonstra que não és o que observas.”
Mikaela Övén,  instrutora de Mindfulness e coach parental LIFE Training