“A Neuro Estratégia é antes de mais uma abordagem que te permite pensar melhor, porque se pensares melhor, vais conseguir resolver os teus problemas.”

Quantas vezes deste por ti a pensar que gostarias de ser mais confiante ou mais paciente em certas situações? Ou que gostarias de ter uma melhor relação com os teus filhos? Ou talvez queiras ganhar mais dinheiro ou ultrapassar alguns medos ou limitações que te estão a prejudicar no trabalho? Talvez até queiras perder peso e neste momento não estás a conseguir?

Muitas vezes, queremos fazer mudanças na nossa vida, queremos resolver problemas, queremos mudar o nosso próprio comportamento ou o comportamento de outras pessoas e os resultados que estamos a obter mas, para a maioria de nós, essa mudança acaba por ser difícil de conseguir ou continuamente adiada.

Então, o que fazer?

Primeiro, é importante entenderes que a mudança é muito mais inconsciente do que consciente e está muito mais assente em mecanismos inconscientes.

Segundo, será interessante perceberes que, no fundo, o que te falta é um conjunto de estratégias que te permitam utilizar os teus recursos internos para ultrapassares os teus desafios e fazeres as mudanças que precisas.

Por último, lembra-te que a mudança acontece quando ela se torna automática, isto é, quando já não precisas de fazer nada para que ela aconteça pois ela passa a ser promovida ao nível do inconsciente.

“Em Neuro Estratégia, estamos em busca de criar mudanças que sejam mais duradouras e que também sejam mais fáceis e mais eficientes.”

Porquê a Neuro Estratégia?

Desde que o Pedro Vieira começou a interessar-se por Desenvolvimento Pessoal, ele foi-se apercebendo que existia uma estrutura comum a todas as áreas que atraiam o seu interesse, como por exemplo, a Programação Neuro Linguística, a Hipnose, o Coaching, o Mindfulness e tantas outras abordagens.

Todas elas usam, de alguma maneira, o sistema nervoso de forma intencional para gerar certos resultados através de um conjunto de operações – ou estratégias.

Essas áreas têm em comum o seguinte:

  1. Identificação clara do problema a ser resolvido; o que queremos melhorar, o que queremos ultrapassar ou resolver.
  2. Identificação do conjunto de recursos à disposição e o enquadramento dentro do qual nós vamos procurar implementar as soluções.
  3. Criação de um plano que, com base no enquadramento identificado, propõe um conjunto de tarefas que nós vamos desempenhar na prática para ultrapassar o problema inicial.

No caso do ser humano, falamos nos recursos internos (físicos, emocionais e mentais) que temos à nossa disposição para ultrapassar os nossos problemas. Por isso, a Neuro Estratégia consiste em identificar o problema, em identificar os recursos que estão à nossa disposição e a linguagem que nos permite aceder a esses mesmos recursos para gerarmos uma solução que vamos implementar na prática para resolver o nosso problema.

Na verdade, todos nós já somos Neuro Estrategas pois, na nossa vida, estamos continuamente a fazer isso. Lidamos com problemas e usamos certos recursos para encontrar soluções, só que às vezes esses recursos não são suficientes para ultrapassar os nossos problemas ou então utilizamos estratégias que não são muito eficientes e não nos permitem obter o resultado que queremos: nos negócios, nos relacionamentos, no desporto, na gestão de empresas, na saúde, na educação, etc.

✍️ Exemplo:

Preciso fazer uma apresentação para a direção da empresa onde trabalho e a minha estratégia é chegar mais cedo trinta minutos para me preparar devidamente e assim sentir-me mais confiante. No entanto, o que acontece é que nesses trinta minutos, passo o meu tempo a pensar em tudo o que pode correr mal e começo a sentir-me cada vez mais ansioso e inseguro.

Em que situações posso usar a Neuro Estratégia?

A Neuro Estratégia é aplicável em todas as áreas da atividade humana pois todas as atividades humanas partem da nossa neurologia, da utilização dos nossos recursos de uma determinada forma para gerar um determinado resultado.

Ao permitir-nos organizar os nossos recursos físicos, emocionais e mentais de uma determinada maneira – mudando a forma como pensamos, a forma como agimos e também a forma como nos sentimos – a Neuro Estratégia ajuda-nos a ultrapassarmos os nossos desafios e encontrarmos excelentes estratégias para:

  • Sentir mais confiança e determinação
  • Aumentar a motivação
  • Ser mais criativo e inovador
  • Falar em público
  • Melhorar a memória e a concentração
  • Aumentar a tranquilidade e a paciência
  • Desenvolver o foco e a atenção
  • Deixar de procrastinar
  • Aceder à empatia e à conexão
  • Ultrapassar medos e receios
  • Adquirir novos hábitos (como a prática regular de exercício físico ou deixar de fumar)
  • Comunicar de forma inspiradora e envolvente
  • Melhorar relações românticas e sociais
  • Construir alinhamento interior
  • Viver sonhos e realizar aspirações
  • Gerar mais vendas no local de trabalho
  • Perder peso
  • Ser mais positivo ou flexível
  • Proteger-se de pessoas tóxicas
  • Aumentar a capacidade de negociação e influência em determinados contextos
  • E muito mais…

O que diferencia a Neuro Estratégia de outras abordagens?

Como já percebeste, recorrendo a princípios, técnicas e estratégias de Coaching, PNL, Mindfulness, Hipnose, Modelos Mentais e tantas outras abordagens, a Neuro Estratégia é a disciplina de desenvolvimento pessoal mais abrangente e prática.

Além disso, e através do conhecimento dos fundamentos da Neuro Estratégia e do domínio da linguagem para aceder aos recursos necessários, a Neuro Estratégia permite-nos criar as nossas próprias estratégias para lidarmos com os nossos problemas e para obtermos os resultados pretendidos. Ela permite-nos entender como é feita a reorganização dos recursos, a razão pela qual uma estratégia é desenhada ou qual a melhor estratégia a seguir, e por isso, permite-nos tornarmo-nos autónomos para nós próprios desenharmos as nossas próprias neuro estratégias quando lidamos com um problema ou quando queremos obter um determinado resultado.

Por que razão isso é importante?

Simplesmente, porque não existe uma só estratégia que funcione para todos da mesma forma. Com base num dos princípios fundamentais da Neuro Estratégia – o princípio da subjetividade do sistema humano – entendemos que cada sistema humano é diferente, cada sistema humano tem uma arquitetura única. Nós temos muitas coisas em comum e temos muitas outras que nos diferenciam, por isso é que, duas pessoas numa mesma situação que usem uma mesma estratégia podem ter resultados muito diferentes.

✍️ Exemplo:

Quero ter mais paciência quando o meu filho está a fazer uma birra.

Para uns focar na respiração pode ser uma excelente estratégia enquanto que para outros isso pode servir apenas para intensificar a falta de paciência.

Nada melhor, por isso, que seres tu a entenderes os mecanismos da Neuro Estratégia para usares a estratégia que vai efetivamente permitir-te obter o resultado que queres!

Vamos mais a fundo…

A Neuro Estratégia explora 3 respostas do sistema humano:

  1. Resposta interna inconsciente (resposta automática)
  2. Resposta interna consciente (reflexão)
  3. Resposta externa (comportamento: quando faço ou digo alguma coisa em resposta a algo que está a acontecer, como por exemplo, quando alguém levanta a voz ou quando apanhamos trânsito de manhã, etc.)

Muitas vezes, focamo-nos em alterar a resposta externa, isto é, o comportamento.

✍️ Exemplo:

  • Quero estar mais calmo quando o meu filho faz uma birra.
  • Quero manter a motivação mesmo quando o trabalho não corre como gostaria.
  • Quero ser altamente produtivo mesmo quando tenho sensações de cansaço.

Só que a resposta externa acontece como resultado de outros processos que antecedem essa resposta, ela é o resultado de outras respostas que acontecem internamente. Podemos assim dizer que a nossa resposta externa depende das nossas respostas internas.

A nossa primeira resposta é interna, inconsciente e automática. Ela acontece muito rapidamente e normalmente só conseguimos observá-la quando ela já está a acontecer.

✍️. Exemplo:

  • Ouço um som e viro a cabeça.
  • O meu filho grita e dou um salto.
  • Tenho uma sensação interna de fome e olho para o frigorífico.

É por isso que, na maior parte das vezes, as mudanças são tão difíceis. Aquilo que nós queremos mudar resulta de um conjunto de processos inconscientes que nós não conseguimos observar, quanto menos mudá-los… a não ser, claro, que estudemos Neuro Estratégia! 

A segunda resposta é interna e consciente e pode ou não acontecer. Muitas pessoas quase não têm essa segunda resposta interna pois ela acontece apenas quando começamos a refletir sobre a nossa primeira resposta.

✍️. Exemplo:

Ouço o meu filho a chorar e a minha resposta automática é levantar-me e correr na direção dele para o ajudar. No entanto, eu posso ter depois uma resposta consciente em que começo a observar o que está a acontecer. Posso pensar algo como: “O meu filho está a chorar porque está a lidar com um desafio mas deixa esperar uns segundos, se calhar é bom para ele lidar com isto, deixa-me observar e ver o que acontece”.

Neste caso, há um processo que continua a ser interno, é uma reflexão que interrompeu a resposta automática e que, em conjunto com a resposta automática, vai produzir uma resposta externa diferente. A resposta externa é então o resultado da interação entre a resposta automática e a resposta de reflexão.

✍️. Exemplo:

Alguém falou e quando eu ouvi a voz, a minha resposta automática foi sentir desprezo, mas depois houve um momento de reflexão onde posso ter pensado algo como: “calma, essa pessoa é o meu chefe e vou falar com ele como se gostasse muito dele”.

“Se eu não tiver nenhum espaço de reflexão, todas as minhas respostas automáticas se transformam no meu comportamento”.

No entanto, nós podemos criar um espaço de reflexão e mesmo assim não refletir da melhor forma. Nós podemos estar a pensar só que a nossa reflexão, em vez de nos ajudar a ter uma resposta externa que seja mais interessante para nós e para os outros, pode tornar as coisas ainda mais intensas ou até mesmo piorá-las.

Voltando ao exemplo anterior:

Eu posso pensar algo como: “Eu não gosto do meu chefe porque ele fez-me isto; ele está a querer atacar; é sempre a mesma coisa, ele não me respeita; etc”.

Eu estou a refletir mas essa reflexão não é eficiente e vai influenciar o meu comportamento que por sua vez vai gerar um resultado que poderá não ser aquele que eu quero realmente gerar.

Quem pode beneficiar da Neuro Estratégia?

Literalmente toda a gente!

Tanto quem não tem conhecimentos na área do desenvolvimento pessoal, visto ela ser muito prática e de fácil implementação, como quem tem muito conhecimento na área do desenvolvimento pessoal (que já estudou PNL, tem muitas práticas de mindfulness, hipnose, etc.).

Ao tornares-te um Neuro Estratega, beneficias dos resultados práticos das ferramentas de PNL, Hipnose e outras áreas do conhecimento com um enquadramento teórico adequado e uma orientação prática para a resolução dos teus problemas atuais em todas as áreas de atividade, tais como: parentalidade, ensino, gestão, relacionamentos pessoais, coaching, terapia, liderança, vendas, marketing, desporto e tantas outras!

Queres ser um Neuro Estratega de sucesso?

Queres entender melhor o funcionamento do sistema humano (de forma prática e dinâmica) e aprender/construir estratégias poderosas para alterares as tuas respostas automáticas, as tuas rotinas mentais, os teus hábitos comportamentais, as tuas reações emocionais e teres modelos de reflexão mental mais eficientes?

Então junta-te a nós na Certificação em Neuro Estratégia.

Numa fase mais avançada, poderás também fazer a Certificação de Master em Neuro Estratégia (que é aberta a quem já fez a Certificação em Neuro Estratégia ou a antiga Certificação de Practitioner em PNL).

“Os nossos resultados dependem, pelo menos em parte, daquilo que nós fazemos, das nossas ações e dos nossos comportamentos.”

NOTA: Podes consultar a AGENDA 2024 da LIFE Training AQUI