Hoje é dia de…

de Pedro Vieira

Hoje é dia de decidir sobre como vai ser o meu dia. Aliás, todos os dias podem ser dia disso!

Quando o dia começa, pergunto a mim mesmo: “hoje o dia vai ser sobre o quê”?

Talvez seja sobre aprendizagem e mudança, talvez seja sobre paz e tranquilidade, talvez seja sobre eficácia e novos resultados, talvez seja sobre relações e ligações.

Quando eu decido sobre o que vai ser o meu dia, instalo um poderoso filtro. O filtro da intenção é, aliás, o mais poderoso dos filtros. A partir do momento em que indico ao meu inconsciente que hoje o dia é sobre um determinado tema, faço com que a atenção se foque em aspetos da realidade que estão relacionados com o tema.

Se eu for ao cinema e me disserem que vou assistir a uma comédia, começo a olhar para os personagens e os seus diálogos de uma forma diferente da que utilizo se me disserem que o filme é um drama trágico. O mesmo acontece com a forma como começo a interagir com o meu dia em função da intenção que defino para o mesmo.

Muitas pessoas acordam e dizem…

“Bah, hoje é segunda-feira, vai ser uma semana loooonga e dura”

“Estou com a sensação que hoje vai ser um dia daqueles para esquecer”

“Nem sei para que é que me estou a levantar da cama”

“Ainda vamos a meio do mês e só me apetece é meter férias”

“O que é que o idiota do meu chefe vai aprontar hoje”

“Os miúdos nunca mais crescem, já não aguento mais isto”

“Isto assim não dá, vai de mal a pior”

Entendes as intenções que estão, inconscientemente, a ser formuladas? E como se traduzem num poderoso comando que condiciona a atenção?

É isso mesmo: a intenção comanda a atenção!

Se tivermos isso em consideração, começamos – por interesse próprio – a cuidar mais da intenção, a garantir que temos uns segundos ou minutos no início do dia para programarmos positivamente a nossa atenção. Talvez no duche, ou enquanto tomamos o pequeno almoço, ou no carro a caminho da escola ou do trabalho. O mais importante é que este momento exista ainda antes de começarmos a receber estímulos dos media, da nossa família, dos nossos colegas de trabalho, etc. Aliás, a forma como lidamos com esses estímulos já será bem mais interessante depois de termos definido intenções.

Então, afinal de contas, para ti, hoje é dia de…?