Na nossa sociedade valorizamos muito o “multi-tasking”, a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Conseguimos fazer o jantar, ajudar os filhos com os trabalhos de casa e ainda ver um pouco de televisão enquanto verificamos os e-mails no smart phone… tudo ao mesmo tempo.

No carro aproveitamos para pensar no jantar, fazer alguns telefonemas e planear o fim-de semana. A verdade é que o multi-tasking é um grande inimigo da vida Mindful! No stress do dia-a-dia perdemos o contacto connosco, e perdemos o contacto com o momento presente.

Hoje de manhã parou uns segundos para apreciar a beleza dos seus filhos, do seu parceiro(a), do seu animal de estimação, ou olhou para si mesmo? A caminho do trabalho reparou na cor das árvores?

Já reparou quando as dores nas costas realmente começaram?

Mindfulness é a prática intencional de focagem da atenção no momento presente, aceitando-o sem julgamento. Hoje em dia existem inúmeros estudos científicos sobre os benefícios da prática de Mindfulness e acredita-se que as atitudes de Mindfulness contribuem para uma vida com mais paz e felicidade.

Um ponto chave é: A prática de Mindfulness requer prática! Se algumas coisas não funcionam para si, experimente outras!

Mindfulness melhora o bem-estar
Estudos científicos demonstram que:
• Praticar de Mindfulness e as suas atitudes contribui para uma vida mais satisfatória.
• Ser Mindful ajuda a lidar com todos os acontecimentos na vida de uma forma mais calma e pacífica.
• Muitas pessoas deixam de ter grandes preocupações sobre o futuro e remorsos sobre o passado. Diminui a preocupação e aumenta a auto-estima. Praticantes de Mindfulness também reportam conseguir criar conexões mais profundas com outras pessoas.

Mindfulness melhora a saúde física
Cientistas descobriram que Mindfulness melhora a saúde física de várias maneiras. Entre outras coisas ajuda a aliviar stress, baixa a tensão, diminui dor crónica e melhora qualidade de sono.

Mindfulness melhora a saúde mental

Nos últimos anos psicoterapeutas começaram a utilizar técnicas de Mindfulness para tratar problemas tais como depressão, toxicodependência, ansiedade, anorexia, comportamentos obsessivo-compulsivos etc.
Especialistas acreditam que Mindfulness funciona, entre outras coisas, porque ajuda as pessoas a aceitarem as suas experiências, incluindo emoções muito dolorosas.

Mikaela Övén, Facilitadora Family Lab, instrutora de Mindfulness e formadora LIFE Training

Gostaste deste artigo? Provavelmente vais gostar também deste, sobre Parentalidade Consciente!