Por favor escreva “EU”  nos comentários quem sente que precisava de mais tempo para si próprio (ok, todos ao mesmo tempo não!)

É generalizada a consciência de que ter tempo de prazer, lazer e recuperação , cada dia ou cada semana, é muito importante na nossa vida. Não se trata só de bem estar – em última análise sabe-se que sem este tempo de repouso, sem o desligar e o auto-cuidado todas as nossas relações, saúde e desempenho laboral não estarão no seu melhor.

No entanto, muitas vezes estes momentos não acontecem ou são muito raros, nos nossos dias. Para alguns de nós tem a ver com uma crença profunda, enraizada e muitas vezes inconsciente, de que não o merecemos. Para outros, simplesmente parece impossível, com o estilo e condições de vida que levamos, pressionar o botão “pausa”.

Assim, assegurares que tens os teus momentos de auto-cuidado exige uma mudança de perspectiva e, muitas vezes , criar ativamente esses momentos, ou eles não vão simplesmente aparecer, no meio da agenda hiper-ocupada que temos.

Aqui ficam três sugestões para que aconteçam mais vezes, durante este ano:

1. Não esperes até que pareça “certo”. Pode ser desagradável ter tarefas por terminar, assuntos por resolver, mas uma vez que quer a vida familiar quer o mundo laboral são um sem fim interminável de coisas para fazer, esperar ter tudo “terminado” ou “sob controlo” para teres tempo para ti é uma estratégia destinada a falhar 😉 Aprende a tolerar o desconforto “das- coisas- que- ainda- tenho- para- fazer” e escolhe desligar por um bocado.

2. Escolhe verdadeiro prazer. É fácil cairmos na “armadilha” de preencher o tempo pessoal, de lazer,  com atividades que achamos que devemos fazer, a começar pelo exercício fisico*. Nada contra inclui-lo na tua agenda (pelo contrário!) mas assegura-te que tens tempo, durante a semana, para momentos dedicados a algo que honestamente adores, te saiba mesmo bem – e não porque te sentes melhor pessoa por fazê-lo.

(*se este for o caso para ti , perfeito!)

3. Compromete-te. Na verdade somos muito melhores a cumprir a hora de saída ou a dizer não a algo que apareça em cima da hora, se tivermos um compromisso para ir a algum lado, com alguém, um bilhete comprado ou uma hora agendada. E na verdade, estas tendem a ser atividades que nos despertam e trazem mais prazer do que simplesmente ficar em frente à tv ou nas redes sociais.

nossa inspiração: Psychologies Magazine