by Mikaela Övén – Mindfulness, Heartfulness & Parentalidade Consciente

Acredito que as nossas crianças aprendem nomeadamente observando os adultos, seguindo o nosso exemplo. Mesmo assim, também acredito que podemos utilizar a nossa linguagem de uma forma eficaz e respeitadora, ou numa forma pouco eficaz e pouco respeitadora. E afinal de contas, isso também é um exemplo que eles irão seguir.

Quando pedes uma coisa ao teu filho, que tipo de linguagem utilizas? Faz, isso AGORA! Não podes fazer assim! Faz assim!  Se calhar começas por uns pedidos mais simpáticos, e depois passa para o imperativo bem forte…

Com frases que demonstram interesse e estão focados na colaboração aumentamos a probabilidade que as crianças se tornem mais interessados naquilo que queremos, e mais predispostos a colaboração.

Nas últimas duas semanas tenho estado sozinha com os meus três filhos. Uma situação que as vezes se torna desafiante. Um dia à hora do jantar, estava mesmo a sentir a necessidade de ter ajuda para pôr a mesa. Os meus dois filhos mais velhos estavam a ver televisão e o mais pequeno andava a volta dos Legos, ou seja esta noite não havia iniciativa nenhuma para ajudar. Os três estava praticamente hipnotizados. Apetecia-me exclamar…. Venham cá AGORA ajudar, que eu não sou a vossa empregada. Felizmente estava num momento de alguns recursos e resolvi fazer algo diferente, e o cenário foi o seguinte:

Preciso da vossa atenção durante 1 minuto, agora, pode ser?

Ohhhh… estamos a ver este programa!!

Por favor, é só um minuto.

Então, rápido mamã!

Ok, é assim, eu hoje estou muito cansada e preciso mesmo da vossa ajuda, que tal trabalharmos em equipa? Eu estou a fazer o jantar, parece vós bem serem vocês a por a mesa?

Ok, mamã, o programa está quase a acabar, pode ser a seguir.

Ok, então logo que acabe desliga-se a televisão e põem a mesa, é isso?

Sim! Agora por favor sai da frente para podermos continuar a ver isto!

Muitas vezes é incrivelmente desafiante conseguir que outros adultos entendam as nossas necessidades. Muitas vezes achamos que os outros já deveriam saber, sem termos que dizer, o que necessitamos. Mas na verdade, não é bem assim tão simples, pois não? Saber o que outra pessoa quer, é um desafio para nos adultos em praticamente qualquer relação. Então imaginem como será para uma criança, que tem muito menos experiência desta vida do que nós…

Seguem aqui 20 frases alternativas para promover a colaboração entre adultos e crianças. E certamente consegues-te lembrar de mais frases, ou se calhar até tens alguma frase que sabes que funciona muito bem (se tiveres partilha!).

  • Boa colaboração!
  • Posso-te ajudar? 
  • Deixas-me fazer X agora?
  • Como podemos resolver isso juntos?
  • Tens alguma ideia de como resolver isso?
  • O que farias se fosses eu?
  • Vamos trabalhar em equipa?
  • A última vez que isto aconteceu, o que fizemos? 
  • O que podemos fazer juntos para resolver isso?
  • Queres-me mostrar uma forma diferente de fazer isso?
  • Então conta-me mais sobre as tuas ideias?
  • Vamos começar do início e fazer de conta que isto não aconteceu?
  • Queres me ajudar?
  • Gostava muito de ter a tua ajuda para resolver isto, como é que me podes ajudar?
  • Então qual é o próximo passo?
  • Achas que é melhor fazer isto de uma forma diferente? Qual?
  • Ok, então não queres fazer da minha maneira, como queres fazer? 
  • O que achas que tu ou eu podemos fazer de forma diferente?
  • Consegues pensar numa solução?
  • Isto não está a funcionar para mim, vamos pensar numa solução juntos?
  • Diz-me se achas que a minha ajuda poderia ser te útil.
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